[Resenha] O Confidente - Hélène Gremillon


 Título: O Confidente 
Páginas: 256
Autor(a): Hélène Gremillon
Editora: AeroPlano
Gênero: Romance
Ano de Publicação: 2015

Sinopse: Paris, 1975. Depois da morte de sua mãe, Camille recebe mensagens de pêsames pelo correio e, dentre elas, uma carta estranha, escrita à mão, sem remetente e sem assinatura, lhe contando a história de um menino chamado Louis, apaixonado por Annie, dois anos mais nova que ele. Annie e Louis crescem juntos no mesmo vilarejo e se separam ainda adolescentes, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, quando a menina começa a frequentar a casa de um jovem casal rico e sem filhos, e acaba fazendo parte de uma trama implacável. O confidente é um romance magnífico e inesquecível, que mistura história de amor, suspense psicológico e relato histórico, e mantém os leitores fascinados da primeira à última linha. Para os leitores de O caçador de pipas, A culpa é das estrelas, O tempo entre costuras e O menino do pijama listrado, chega finalmente ao Brasil, o livro de maior sucesso na Europa nos últimos anos.


CLASSIFICAÇÃO:


  • Resumo:

Camille acaba de perder sua mãe, e em meio a tantas cartas de pêsames ela recebe uma em anonimato que trás consigo uma estória de amor e confidências. Tal estória esta relacionada a vida de Louis e Annie, que se conheceram ainda na infância e se tornaram grandes amigos, porem se separam apos Annie conhecer uma senhora e deixar sua vida para trás para viver em outro vilarejo. 
O que a jovem Camille não entende é o motivo de estar recebendo tais cartas, e acredita ser um engano e vai em busca do autor delas. Porem sem nenhuma informação que pode dar um pista sobre o seu paradeiro a jovem continua a ler a história em busca de revelações. Ao se aprofundar ainda mais ela percebe algumas semelhanças com a sua vida.
E se essas cartas mudassem tudo o que Camille sabe e conhece sobre sua vida? E se trouxer a tona um grande segredo de família? O que ela faria?
  • Considerações Finais:

Recebi este livro da minha primeira editora parceira (AeroPlano). Está estória é sucesso na Europa e foi escrita pela jornalista Hélène Gremillon.
É uma leitura envolvente, que carrega consigo um segredo de amor e traição. Outra característica que me encantou, foi o fato da escritora mostrar o ponto de vista de todos os personagens.
Este livro se passa no período da segunda guerra mundial, o que fica bem claro com o decorrer da estória, a autora mostra perfeitamente o que a personagem estava sentindo, alem de retratar o amor entre mãe e filho.
  • QUOTES:
Nunca sabemos como é morrer até morrermos de verdade.

Não são os outros que nos infligem as piores decepções, mas, sim, o choque entre a realidade e o entusiasmo da nossa imaginação.

"A primeira carta que recebi de Louis estava na pilha da esquerda. O envelope chamou a atenção antes mesmo que eu o abrisse: era muito mais volumoso e pesado que os outros. O formato não parecia o de uma carta de pêsames.
Eram várias páginas manuscritas, sem assinatura."


Se você se interessou por este livro, aqui estão alguns lugares para adquiri-lo: 





Postado por:

6 comentários:

  1. Adorei a resenha, só li críticas positivas desse livro até agora, estou com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, você vai adorar.

      Obrigada por seguir e ler minhas resenhas <3

      Beijos <3

      Excluir
  2. Você é a segunda blogueira que vejo falando do livro e confesso que estou com vontade de comprá-lo. A estória me parece excelente. Ainda não li nada que se passasse na época da segunda guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra sim, uma estória incrivel você vai adorar.


      Beijos e muito obrigada <3

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro e achei um amor. Ele me lembrou o filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", mesmo não tendo muita coisa a ver. Eu gosto muito dos livros que se passam/falam sobre as guerras mundiais. Gostei muito da resenha :D
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. O legal desse livro é que ele relaciona muito bem a história com o que estava acontecendo no periodo, tenho certeza que você vai adora.

      Ja estou seguindo o seu blog, não deixe de acompanhar.

      Excluir